Conheça a UTI Virtual Intensicare: salvando vidas à distância

Tempo de leitura: 8 minutos

Salvar vidas. Se a classe médica tem este como principal mandamento e trabalha para garantir a integridade da vida humana através de atendimento eficiente e acessível, a Intensicare, por sua vez, mantém desde sua existência o compromisso de fornecer os recursos necessários para que isso seja possível. Desde inteligência em equipamentos, passando por soluções em recursos hospitalares e pelo incentivo a um  atendimento médico mais respeitoso e humanizado, as soluções da Intensicare visam democratizar a medicina de qualidade e oferecer soluções acima das expectativas do mercado para benefício de hospitais, médicos e, principalmente, para melhoria do quadro clínico de pacientes em UTIs.

Dentro do objetivo de oferecer medicina de alta performance ao maior número de pessoas possível encontra-se o “Projeto Telemedicina” da Intensicare. Implantado desde 2015, o projeto consiste na aplicação do atendimento virtual em Unidades de Terapia Intensiva utilizando UTIs virtuais.

O projeto demonstra a preocupação em trazer inovação para o setor, pauta primordial dentro da empresa que recentemente  foi premiada  e reconhecida como um dos 100 empreendimentos que mais inovam no uso de tecnologia da informação na área da saúde.

O que é uma UTI virtual

Uma UTI virtual é uma unidade de terapia intensiva que utiliza os recursos da telemedicina para prestar assistência à distância.  otimizando o trabalho  de toda a  equipe multidisciplinar e facilitando o percurso até a recuperação  dos pacientes.

Uma central remota com profissionais altamente especializados de diversas áreas oferece suporte 24h às UTIs locais. A comunicação entre as equipes acontece por videoconferência, transmitida por câmeras de alta resolução à beira leito. O prontuário eletrônico online permite que a equipe remota faça o monitoramento e análise de dados dos pacientes, utilizando big data. Assim, é possível obter em tempo real informações dos sinais vitais e indicadores de risco de vida do paciente, e, se preciso, emitir alertas e predições que facilitam a tomada de decisão da equipa à beira leito. Em poucos segundos é possível solicitar a assistência de médicos especialistas em qualquer área dentro do hospital, na central de telemedicina ou em qualquer lugar do mundo. Resultados de exames cardiológicos, por exemplo, podem ser relatados a um cardiologista remoto, que  pode interagir com os profissionais  da UTI, acompanhar o quadro clínico do paciente e auxiliar a equipe à beira leito na tomada de decisão, mesmo não estando presente fisicamente na UTI.

O resultado da centralização de dados e do esforço conjugado de mais de um profissional no exercício de atendimento ao paciente é, principalmente, a redução significativa no tempo de permanência no leito, uma vez que o sistema permite antecipar quadros de recuperação e possibilita aos médicos inserirem mudanças no tratamento com maior antecedência.

Benefícios da telemedicina nas UTIs

Suprir uma demanda que é tão histórica quanto urgente no país é o maior desafio do uso da telemedicina nas UTIs. Segundo levantamento de 2016 feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), 70% dos estados brasileiros não dispõe de um número de leitos de UTI considerado mínimo pelo Ministério da Saúde para garantir o bom atendimento da população local. O motivo, muitas vezes, está atrelado à falta de profissionais capacitados e  alocados no hospitais para prestar atendimento especializado.

De acordo com a recomendação ministerial, a oferta mínima de leitos de terapia intensiva deveria enquadrar-se em um índice de  2,5 e 3 leitos da UTI para cada 1 mil habitantes. Na prática, os números são bem diferentes. O mesmo levantamento aponta que a oferta existente, considerando as unidades hospitalares públicas e privadas, fica em torno de 4% a 10% do total de leitos hospitalares, o que, em outras palavras, significa que proporcionalmente existe 1,86 leitos para cada grupo de 10 mil habitantes.

Considerando somente a rede privada, a oferta tem média 5 vezes superior em relação ao setor público. Ainda assim, em números absolutos, a oferta está longe de atender a demanda: estão disponíveis apenas apenas 4,5 leitos de UTI para cada 10 mil beneficiários de planos de saúde.

A carência de profissionais para atender e os altos custos de implantação e manutenção, principalmente em hospitais públicos, estão entre os principais fatores que impedem a criação de novos leitos de UTIs. Por outro lado, embora no Brasil a atividade da telemedicina ainda esteja muito ligada a atividades ditas complementares (como o diagnóstico de exames, por exemplo), a aplicação da telemedicina nas UTIs é cada vez visualizada como solução para ampliação da capacidade dos setores de terapia intensiva.

Mesmo com a necessidade de profissionais qualificados,  ela possibilitaria a redução nas distâncias, possibilitando que cidades menores tenham UTIs, e a otimização do trabalho dos médicos, enfermeiros e profissionais de múltiplas áreas que atuam na terapia intensiva, além da diminuição nos custos de deslocamento e redução das contratações, o que, ao longo prazo, permitiria ao sistema hospitalar a abertura de leitos de UTI com menores gastos de manutenção.

As vantagens não se limitam ao sistema hospitalar. Os médicos, por sua vez, seriam beneficiados com maior segurança na tomada de decisões, além da oportunidade de colaborar e contar com o apoio de colegas de diversas especialidades. Já o paciente, finalmente, poderá obter melhorias mais rápido graças ao acesso facilitado a diferentes frentes médicas, ao auxílio de equipamentos de alta performance para cruzamento de dados e até mesmo graças à redução dos translados dentro do hospital, muitas vezes arriscados para pacientes em estado crítico dado o alto risco de contração de infecções hospitalares.

Vantagens da UTI virtual da Intensicare

A Intensicare é a maior especialista em UTI no Brasil e pioneira em UTI Virtual, gerindo dezenas de leitos físicos que também contam com o suporte da UTI Virtual. Nossa primeira responsabilidade é com a vida dos pacientes e a satisfação plena de nossos clientes. Nosso trabalho é pautado pela humanização do atendimento e pela antecipação das necessidades presentes e futuras da área médica, sempre oferecendo produtos e serviços com padrão de qualidade superior. Hoje, com uma carteira de clientes que já conquistou a gestão de Unidades de Terapia Intensiva de hospitais públicos e particulares, nosso sistema de UTIs continua avançando em sua maneira inteligente de salvar vidas. Continue lendo e conheça o demais benefícios da UTI Virtual da Intensicare!

UTI desenvolvida sob a visão dos melhores do mercado

Ultra moderna e inteligente, a UTI Virtual da Intensicare foi idealizada em parceria com a americana Cerner . Líder mundial em tecnologia para a área da saúde, a empresa fornece soluções inteligentes em atendimento remoto que permitem a equipes médicas de qualquer lugar do mundo interagirem com equipes virtuais, potencializando os cuidados com os pacientes a um nível  superior. Somam-se a isso os esforços de TI das empresas IBM e Vidyo que  contribuíram com toda sua inteligência e capacitação para que as UTIs  fossem referência  no que diz respeito a hardware, software e segurança.

UTI com otimização do atendimento e da recuperação

O sistema de Telemedicina Intensicare utilizado em suas UTIs Virtuais reduz o tempo de permanência dos pacientes em até 30% e as taxas de mortalidade em mais de 20%  por meio da aplicação de inteligência artificial e análise de dados, fornecendo, assim, maior suporte para otimização das decisões e diagnósticos clínicos de uma equipe altamente capacitada.

UTI com inovação premiada:

O sucesso do projeto telemedicina e das UTIs Virtuais já teve resultados muito positivos para o amadurecimento da empresa como um todo. Graças ao potencial oferecido para melhoria na assistência ao pacientes e às soluções inteligentes propostas para otimização dos fluxos e rotinas das UTIs Virtuais, a Intensicare foi reconhecida e inserida no ranking das 100 empresas mais inovadoras no uso de TI na área da saúde segundo a IT Mídia.

A Telemedicina Intensicare tem sido vital para melhorar a assistência e segurança dos pacientes, familiares e médicos. Assim como para levar medicina de qualidade aos pacientes das regiões distantes dos grandes centros.

 

Quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas e conheça as melhores soluções em UTIs para melhoria na qualidade de atendimento, diagnóstico e recuperação de pacientes. Nossa missão é salvar mais vidas. Seja nosso parceiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *